Tendências
Novas tecnologias prometem melhorar a proteção dos alimentos
Aumento de vida de prateleira
O grupo suíço Ilapak apresentou na Interpack uma tecnologia revolucionária que aumenta a vida de prateleira das pizzas refrigeradas de 14 para até 60 dias, dependendo dos ingredientes (a cebola é o mais complicado e pode reduzir sensivelmente este tempo devido a sua acidez).
A tecnologia baseia-se na retirada de todo o oxigênio do alimento e não da embalagem como acontece com as tecnologias de atmosfera modificada. O processo evita a oxidação do produto e, conseqüentemente, melhora o vácuo da embalagem. A tecnologia levou cinco anos para ser desenvolvida e ficou literalmente trancada a sete chaves durante toda a feira: o equipamento estava escondido em uma sala trancada que só era aberta para a imprensa ou para potenciais clientes. (www.ilapack.com)
Bico para SUP otimizado
A suíça Belcap apresentou um bocal e tampa levíssimos – 2,4 gramas – ideal para stand-up pouches de bebidas. Chamado de "Simply Pouch" ele também tem um custo bastante reduzido. No caso de SUPs unidose o dispositivo chega a pesar apenas 1,6 gramas. O segredo está no sistema de selagem da parede fina e no sistema de abertura; o consumidor facilmente pressiona as laterais do bico e ele abre. Se a embalagem não for monodose, pode-se ter uma tampa com tamper evidence. Os mercados alvo são os de maionese, ketchup, queijo em pasta já que o sistema garante ainda a dosagem do produto. (www.belcap.net)
Filme OPA superior
A Idemitsu Unitech Co, do Japão, mostrou o Uniaslon® TB um novo filme OPA barreira com característica de fácil abertura (easy-to-tear) e próprio para pouches. A facilidade de abertura se dá nos dois sentidos – horizontal e vertical. O filme também tem três vezes mais barreira a oxigênio que os filmes OPA convencionais. Esta propriedade aumenta em taxas de umidade que variam de 30 a 80 RH%. Por ser resistente ao calor, ele possibilita o envase a quente e aplicações retort (aguenta temperaturas superiores a 135ºC). Esta característica também o torna ideal para aplicações médicas. (www.idemitsu.co.jp)
Fonte: ABIEF
março/abril 2008